quinta-feira, março 30, 2006

Quem sabe um dia...

Meus amigos,
o grande problema do Brasil não são as pessoas que se tornam presidente... nem mesmo os partidos políticos... o que falar do ponto de vista pessoal de Lula e FHC e seus programas partidários? Os programas são perfeitos e são parecidos uns aos outros.... FHC e Lula, do ponto de vista político, pode-se falar tudo... do ponto de vista pessoal, garanto: não há o que falar deles. Os dois queriam e querem o melhor para o País... assim como eu, vocês ..... mas só isso não basta.. de bem intencionado o inferno está cheio... só que o inferno aqui no Brasill é o Congresso e a Câmara de Deputados dentro do contexto do sistema político vigente.

Porque ou o presidente tem a maioria nesses dois parlamentos, ou ele é obrigado a comprar um certo número de deputados que dêem sustentação a ele. Não há como fugir disso!! Os projetos do governo necessitam de maioria simples - 50% + 1 - ou, no caso de matérias tributárias, e alterações importantes, 2/3 dos votos dos parlamentares.;... se o presidente tem essa maioria, tudo beleza... todos os projetos enviados aos plenários serão aprovados e o presidente consegue executar o planejamento...

caso ele não tenha essa maioria, nada anda.... os parlamentares ficam fazendo barganha política do tipo: "só aprovo isso se vc der verba para a construção de uma estrada na cidade que eu represento".... (isso é comprar voto e é antiético) ou fazer mensalão, que é dar dinheiro mensal, para os caras votarem os projetos (que tb é antiético e é do mesmo jeito compra de voto).... e essas duas formas sempre existiram na relação Legislativo x Executivo.

E é aí que o problema começa. A verba de X milhão para educação e saneamento vira 1/3 disso efetivamente porque acaba pulverizada na mão desses políticos...

E o que vamos fazer? Fechar o Congresso e a Câmara??? Jamais!!! o que temos - nós povo - é que eleger deputados e senadores mais compromissados com a população... e como podemos fazer isso? votando bem!!! e só votaremos bem quando nosso povo tiver EDUCAÇÃO!

EDUCAÇÃO para entender o que é ser cidadão
EDUCAÇÃO para entender que o PODER emana do povo e não do político, conforme parágrafo único do artigo 1º da Constituição, conforme segue:

Título I
Dos Princípios Fundamentais
Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado democrático de direito e tem como fundamentos:
I - a soberania;
II - a cidadania;
III - a dignidade da pessoa humana;
IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
V - o pluralismo político.
Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

EDUCAÇÃO para poder cobrar do político que votou e não fazer como todos nós fazemos... hoje somos massa de manobra, somos como gado, somos como boi no campo... o político grita: "vai pra lá, e vamos"... o partido grita: "volta pra cá, e voltamos"..... o brasileiro age assim... votamos e só pensamos nisso depois de quatro anos.

Ou começamos desde já a mudar o quadro da educação ou não vai mudar nunca... para os políticos está muito bom do jeito que está.... afinal, eles são peões que tocam gado... eles não precisam dialogar, discutir... eles ganham no berro... e só podemos mudar isso com EDUCAÇÃO.
Os políticos só mudarão essa forma de governo (que citei acima e é o grande problema) quando houver pressão popular intensa e para isso é preciso uma população EDUCADA.
Vai mudar da noite para o dia?? Tenho certeza que não...
mas se começarmos a plantar essa semente hoje, iremos colher alguma melhoria daqui 15, 20 anos.... mas temos que fazer alguma coisa.
se não nos mexermos, seremos iguais esses deputados: ficaremos só no discurso....

já começamos a discutir isso certa vez e não nos mexemos.
alguém tem alguma sugestão?
sou sincero: não existe futuro nem para os meus nem os seus filhos no Brasil... já estamos em uma Guerra Civil entre pobres e ricos que só vai se intensificar.... pode ver onde nós moramos (casas com grades, condomínios fechados) onde dirigimos (carros blindados)...

Estamos certos e os pobres são os errados? O artigo 5º da Constituição diz

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

Ricos e brancos têm isso. Os pobres têm? O Brasil é o ÚNICO país que não fez reforma agrária na América. (que vá procurar quem discordar) A diferença de ganhos entre banqueiros e lixeiros é tremenda. Mas a importância deles numa sociedade é a mesma e o DIREITO deles na sociedade é o mesmo!!

Como podemos mudar esse quadro?

A única forma que vejo é através da EDUCAÇÃO. Até para que o pobre - que é cidadão como nós - entenda que ele tem direito a cobrar tudo isso do Estado. Só quando estivermos igualados socialmente poderemos dizer que formamos uma NAÇÃO. Até lá, seremos um ESTADO de segregação, como historicamente temos sido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário