domingo, junho 28, 2009

Blog x mídia alucinada

A criação do blog da Petrobrás, que montou um blog para se defender de tantos absurdos publicados pela mídia tradicional, é um marco no jornalismo democrático. Há tempos que as tradicionais mídias vêm usando de técnicas escusas para ficar por cima e ter sempre razão, mesmo não tendo.

Como o outro lado não tinha como atingir a grande massa, os jornalistas escolhiam a dedo as informações que recebiam dos órgãos oficiais e somente publicavam aquilo que servia para fundamentar suas ilações e seus mais absurdos pensamentos.
O jogo vinha sendo ilegal. Jornalistas fazem análises superficiais de uma determinada situação. Com base nessa análise amadora, decidem escrever sobre esse prisma. Enviam as perguntas às assessorias de imprensa, que responde. Nem sempre existe clareza do que se quer, de como a matéria será tratada, do que se falará.

Quando as respostas chegam, basta copiar e colar aquilo que melhor interessa e ajuda a fundamentar a tese inicial. Se não ajudar, descarta-se, afinal, a manchete bombástica no dia seguinte vale mais do que a tranquilidade de fazer um jornalismo bem feito, e, juridicamente, perfeito.
Com a criação de um blog, todo Poder Público e empresa tem a chance de mostrar o seu ponto de vista e distribuir isso ao público. Essa nova ferramenta, dá ao Poder Público a oportunidade de atingir um público, antes restrito somente às mídias tradicionais.

Essa mudança de paradigmas é um novo cenário. A visão desenhada pelo jornalista Luis Nassif (no texto logo abaixo) é muito interessante. Acho que existem meandros que poderão modificar este ou aquele modelo, mas a visão dele do surgimento de um novo mercado jornalístico nas empresas para poder mostrar a visão da corporativa é perfeita. Ou as empresas/poder público partem por esse lado ou terão que continuar reféns dos desmandos alucinados dos jornalistas que ainda se acham que são o quarto poder.

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