segunda-feira, dezembro 28, 2009

Turma do Paulistinha 2.0



Podem falar o que quiserem, mas o governo do Estado encontrou uma forma de driblar a sonegação ao criar a Nota Fiscal Paulista. Ao mesmo tempo que colocou a própria população para fiscalizar as empresas, ainda dá "prêmios" aos contribuintes. Coloco entre aspas porque é lógico que esses prêmios só são possíveis graças ao aumento da receita, efeito do aumento da fiscalização feita pelos próprios agraciados.

O resultado não poderia ser outro, senão a adesão de boa parte dos cidadãos que ajudam a ampliar a receita do Estado, a eficiência da fiscalização e, consequentemente, o investimento nos serviços públicos (se bem que isso vai depender do gestor).

Mas uma coisa que eu acho que o governador José Serra poderia reativar é o álbum de figurinhas "Turma do Paulistinha". A reativação só ajudaria o programa Nota Fiscal Paulista. Voltado às crianças, ele ensinaria desde pequeno como o cidadão deve ajudar a fiscalizar.
Com o incentivo de prêmios e da coleção de figurinhas, as crianças também pegariam nota fiscal (e incentivariam seus pais a fazê-lo) para trocar pelo álbum e pelas figurinhas. Talvez uma ou outra melhoria de adequação à nova realidade eletrônica que vivemos fosse necessária, mas acho que a reedição da proposta já seja bastante suficiente para dar vida longa ao "Nota Fiscal".

Mas o que realmente me atrai é a formação desse novo cidadão fiscalizador que ajudará a evitar o desvio de imposto. Seria uma maneira complementar de ajudar o programa Nota Fiscal Paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário