terça-feira, janeiro 05, 2010

Miami Herald festeja doações em dinheiro dos leitores on-line

Por Marcos Moura
(http://www.nosdacomunicacao.com/panorama_interna.asp?panorama=667&tipo=A)


O ano que começa poderá ser um divisor de águas na relação entre leitores e jornais pelo mundo inteiro. A explosão de conteúdos na internet e a queda das receitas publicitárias em veículos impressos obrigam as empresas tradicionais a buscarem novas fórmulas econômicas para que o negócio continue a existir.

O tradicional jornal norte-americano 'Miami Herald', fundado em 1903, começou em meados de dezembro uma campanha pedindo doações aos próprios leitores. Em sua página na internet, no fim de cada texto, a
empresa lembra ao usuário que se ele 'valoriza as reportagens locais e investigativas do jornal, mas prefere lê-las com a comodidade da internet, poderia considerar um pagamento voluntário no site'. O leitor pode fazer a doação via cartão de crédito. Confira o link no 'Mais na web'.

Segundo o editor-executivo do 'Herald', Anders Gyllenhaal, o resultado até o momento é um 'fluxo animador de doações', com a ajuda variando entre R$ 4 e R$ 96. Uma assinatura do jornal em papel por cinco semanas custa cerca de R$ 25, enquanto a on-line, com a mesma duração, sai por cerca de R$ 9.

Gyllenhaal comemora ainda que a iniciativa do 'Herald', a primeira do gênero nos Estados Unidos, fez com que se ampliasse a discussão sobre a questão do conteúdo jornalístico na internet, que caminhava para
apresentar apenas um modelo de negócio: o do conteúdo pago compulsoriamente.

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