quarta-feira, maio 12, 2010

Evento discute sobre o Parque Tecnológico de Sorocaba

Retirado do site da Prefeitura de Sorocaba

A Agência de Inovação (Inova) de Sorocaba, realiza no próximo dia 19, no auditório da Flextronics Institute Tecnology (FIT), o workshop "Parque Tecnológico de Sorocaba, Desafios e Oportunidades". O objetivo é o de sensibilizar academias, empresas e poder público sobre a importância, estratégia e emergência de um ambiente inovativo em Sorocaba, especificamente o Parque Tecnológico de Sorocaba.

O workshop que será aberto pelo prefeito Vitor Lippi, às 9h, terá cinco palestrantes com larga experiência no assunto: Guilherme Ary Plonski, fará um "Panorama dos Parques Tecnológicos"; Pedro Primo Bombonatto, coordenador de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, falará sobre o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos e Marco Antonio Raupp, falará sobre o Parque Tecnológico de São José dos Campos, o qual dirige.

Ana Lúcia Torkomian, secretária adjunta de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia, abordará sobre "As Políticas de Inovação"; e a professora Désirée M. Zouain, gerente de projetos do Núcleo de Políticas e Gestão Tecnológica da USP e Especialista no tema, falará sobre "Conceitos sobre o Projeto de Sorocaba".

Guilherme Ary Plonski é presidente da Associação Nacional das Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), diretor da Associação Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia das Empresas Inovadoras (Anpei). É mestre e doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Integra o Conselho Deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia de São Paulo (Concite).

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, o evento foi programado em função da perspectiva de instalação do Parque Tecnológico de Sorocaba. "É necessário um esforço articulado para planejamento e organização da sua instalação", explicou ele, ressaltando que os efeitos que esse tipo de empreendimento provoca podem ser considerados em duas vertentes: hardware e software.

O secretário cita que nesse sentido a prefeitura mantém esforços significativos com recursos e parcerias para desenvolver estruturas físicas coerentes com o projeto. Na vertente software, destaca-se o papel da articulação, sendo necessário dotar os entes representativos da sociedade civil de informações circunstanciadas e balizadas sobre as principias experiências e referências no tema. "Sendo assim a Inova, na qual a Prefeitura tem um representante, está promovendo um evento de grande porte, com o objetivo de dotar a sociedade de informações qualificadas", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário