segunda-feira, junho 07, 2010

Sorocaba registra o 2º óbito por H1N1

Sorocaba registrou o segundo óbito por gripe causada pelo vírus Influenza A/H1N1 em 2010. O paciente era do sexo feminino, tinha 32 anos, e faleceu neste domingo (dia 6).

A Vigilância Epidemiológica (VE) recebeu a notificação do caso no dia 28 de maio e o resultado do exame confirmando o diagnóstico foi dado na última sexta-feira (4). De acordo com o que foi apurado pela VE, a paciente foi atendida de acordo com o protocolo indicado e vinha sendo medicada com o antiviral específico para H1N1 (o tamiflu). Mesmo apresentando fatores de risco para a doença, a paciente não tomou a vacina contra gripe A/H1N1. Ela era cardiopata e também estava na faixa etária dos 30 a 39 anos.

Desde o início do ano até esta segunda-feira (7), Sorocaba registrou 50 notificações de casos suspeitos de Influenza A/H1N1. Deste total, 41 foram descartados, um caso suspeito aguarda resultado de exame e 8 foram confirmados, sendo que 2 foram a óbitos e os outros seis pacientes evoluíram bem, já estão restabelecidos e fora do período de transmissibilidade da doença.

No ano passado, durante o início da pandemia de gripe H1N1, Sorocaba registrou total de 246 casos da doença. Destes, onze pacientes evoluíram a óbito, dos quais apenas um não possuía fator de risco para a doença. Os demais possuíam um ou mais fatores de risco associados, como doença cardíaca, doença pulmonar, doença renal crônica.

As dicas para evitar a contaminação pelo vírus Influenza A/H1N1 também ajudam a prevenir vários outros tipos de doenças, cujas transmissões ocorrem por vias respiratórias ou de pessoa para pessoa. As orientações são: lavar as mãos com frequência (com água e sabão) principalmente após sair de ônibus ou locais com grande circulação de pessoas; evitar locais com aglomeração; cobrir a boca ao tossir ou espirrar (preferencialmente com lenço descartável).



Vacinação continua para os grupos que não atingiram a meta

Após duas prorrogações, a vacinação contra a gripe causada pelo vírus Influenza A/H1N1 terminou oficialmente no dia 2 de junho. Em Sorocaba, seguindo orientação do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal da Saúde continuará atendendo até que se atinja a meta. Os grupos que não atingiram a meta de 80% de cobertura durante o período oficial da campanha são: gestantes, adultos de 30 a 39 anos e crianças de 2 anos a menores de 5 anos.

Consuelo Matiello, diretora da Vigilância em Saúde, informa que também haverá continuidade da vacinação das crianças que precisam tomar a segunda meia dose da vacina, necessária para a completa imunidade. Esta indicação é válida para menores de 9 anos, respeitando os critérios de indicação de faixa etária e ou de doença crônica para até 9 anos.

Desde o mês de março, quando começou a vacinação contra Influenza A/H1N1, até o dia 1º de junho, 261.307 sorocabanos foram imunizados. Dos oito grupos incluídos na campanha, os constituídos de doentes crônicos menores e maiores de 60 anos, crianças menores de 2 anos, jovens de 20 a 29 anos e profissionais de saúde superaram a meta de 80% de adesão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário