terça-feira, agosto 10, 2010

A beleza dos cones submersos

Certa vez assisti a um vídeo de espelomergulho e aquelas imagens me fascinaram. A composição "música x vídeo" foi um convite a experimentar o desafio de respirar debaixo d'água usando o equipamento scuba de mergulho.
Até então, eu tinha pavor em pensar nessa hipótese. Mas depois de ver essas imagens, foi como ter sido encantado pelo canto das sereias. O vídeo foi feito no abismo Anhumas, em Bonito (MS) na primeira expedição da Ong Akakor no Brasil, em 1995 e transmitido pelo programa Geo&Geo da TV italiana RAI.
Depois de ver o vídeo, decidi que um dia faria esse mergulho no abismo Anhumas, tarefa que realizei junto com minha esposa em 2004.

Para realizar esse mergulho, basta ser mergulhador de nível básico. O maior problema, no entanto, é descer 70 metros de rapel e depois ter que subir pela mesma corda, usando técnica vertical. Atualmente, diferente da falta de estrutura como aparece no vídeo, empresas de turismo exploram o sobe e desce ali no Abismo e há muito mais estrutura para quem desejar curtir esse prazer inenarrável. Quem tem vontade, digo que vale a pena. Realizei esse sonho uma vez e pretendo repetir a dose em breve.

Para quem não foi, vejam como são lindas as imagens dos cones submersos localizados no Abismo Anhumas. Vejam até o final. As cores são fascinantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário