quinta-feira, outubro 21, 2010

O Partido Sorocabano dos Trilhos

Em 2006, logo depois de Sorocaba ter sido deixada de lado pelo Governo do Estado na escolha dos Polos Tecnológicos (apesar de, à época, o município ter vários deputados na comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa) escrevi um artigo no Cruzeiro do Sul falando sobre essa falta de consciência sobre a política de Ciência, Tecnologia e Inovação (C&T,I) e as consequências disso.
Minha sugestão era juntar a bagagem histórica sorocabana com estruturas já prontas na cidade e, com isso, desenvolver um trabalho político, empresarial e educacional que tivesse um foco comum. O objetivo é que Sorocaba não perdesse novamente o bonde da história. Felizmente, de lá pra cá, as coisas mudaram nesse cenário. Sorocaba foi aceita como Polo Tecnológico em 2009 e começa a respirar os ares da "Big Science". Após este artigo, recebi vários emails elogiosos, principalmente daqueles saudosistas da antiga Estrada de Ferro Sorocabana.
Uma situação que ficou marcada em minha memória dessa época, foi quando - na posse de um novo secretário de Desenvolvimento Econômico - ter questionado sobre as razões de Sorocaba não ter sido escolhida como uma das cidades Polo e ele, não querendo falar mal de ninguém, argumentou que a cidade de certa forma se beneficiava com a escolha de Campinas, uma vez que fazíamos parte da grande área administrativa campineira.

Partido Sorocabano Dos Trilhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário