quarta-feira, outubro 02, 2013

Fome e atitude


Hoje, leio na capa do jornal: "Uma a cada oito pessoas no mundo sofre com a fome". Na matéria, o detalhe: 25% "continua sendo" na áfrica subsaariana.

(silêncio)

O "continua sendo" está devidamente usado no texto.
Quando eu nasci, há 38 anos, esse era um grande problema.
Lembro que, quando tinha 10 anos - em 1985 -, esse continuava sendo um grande problema. Naquele ano, os 45 maiores músicos dos Estados Unidos gravaram a canção We are the World para combater a fome na África.

Volto a 2013. (quase 30 anos depois)

Ferramentas como a Internet dão a possibilidade das pessoas se agruparem por interesses comuns no mundo todo. Ferramentas que poderiam ser usadas para enfrentar problemas como esse.

No entanto, o que se vê é o uso dessas ferramentas só para a banalidade: piadas, besteiras, sexo, autoajuda e propaganda, muita propaganda e exibicionismo próprio. No meu círculo de amizades, o grupo que mais fez bom proveito da mídia social por um bem foi o de cachorreiros. Goste ou não do tema, eles construíram uma rede de busca, salvamento e recuperação de cachorros. Gente do Brasil inteiro que denuncia, ajuda a localizar e a financiar o atendimento veterinário.

O que você faz para deixar esse mundo melhor do que quando encontrou?

Pense: morre gente e de fome.
A pergunta que fica é: até quando? até quando?

Nenhum comentário:

Postar um comentário