quinta-feira, agosto 13, 2009

Nova Gripe - Serviço


A Secretaria da Saúde de Sorocaba informa que, lamentavelmente, às 17h desta quinta-feira (13) foi confirmado o primeiro óbito de pessoa infectada pelo vírus A/H1N1 na cidade, por meio de resultado de exame emitido pelo Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo. O anúncio foi feito à imprensa pelo secretário Milton Palma em entrevista coletiva, às 18h.
A paciente era uma mulher de 24 anos que faleceu na segunda-feira, dia 10. Ela fazia parte do grupo de risco da doença, pois havia dado à luz recentemente. O parto foi no dia 03 de agosto, na cidade de Pilar do Sul, mas a paciente era residente em Sorocaba e retornou à cidade logo após o nascimento do bebê. A criança passa bem.

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, a primeira manifestação de sintomas ocorreu no dia 06 e a mulher foi internada no mesmo dia na Santa Casa de Sorocaba. “Recebeu a medicação específica dentro do prazo previsto, teve toda a assistência, mas tinha um fator de risco e evoluiu com gravidade”, salientou o secretário da Saúde, Milton Palma.
Até a presente data Sorocaba tem dois outros óbitos com suspeita da doença aguardando resultado de exames do Instituto Adolfo Lutz.

Boletins oficiais


A partir desta sexta-feira, dia 14 de agosto, a Secretaria da Saúde passa a divulgar boletins duas vezes por semana, com os dados atualizados sobre a gripe causada pelo vírus Influenza A/H1N1 na cidade. Os boletins serão divulgados às terças e sextas-feiras.
Se houver confirmação oficial de óbito, por meio de resultado de exame, esta divulgação será feita independente do dia, por meio de nota enviada a toda a imprensa e disponibilizada no portal da Prefeitura: www.sorocaba.sp.gov.br.

O site é o canal oficial de divulgação de informações da Secretaria da Saúde de Sorocaba a todos os interessados. No link “Gripe H1N1 – Saiba tudo” estão disponíveis todas as notas oficiais, boletins com dados, orientações sobre prevenção e material informativo e publicitário sobre o tema. Também estão nesse link os materiais divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde – Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE).

Adiamento – Campanha de Vacinação

O Ministério da Saúde anunciou às 16h15 desta quinta-feira (13) o adiamento da segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Paralisia Infantil. A imunização das crianças menores de cinco anos seria no dia 22 de agosto e foi reagendada para 19 de setembro.

Segundo o Ministério da Saúde, a mudança na data não comprometerá a saúde das crianças, nem o efeito protetor da vacina aplicada na primeira etapa da campanha, realizada em 20 de junho. “A decisão tomada pelo Ministério da Saúde tem o objetivo de evitar uma sobrecarga ainda maior nos serviços de atenção básica, porta de entrada para os pacientes com suspeita de gripe, e contribuir para que a vacinação ocorra em um cenário mais tranquilo, com os trabalhadores da área em condições de dar prioridade ao trabalho de imunização”, diz a nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário