sexta-feira, agosto 14, 2009

O quarto poder sucumbe lentamente


O quarto poder está ruindo, todos sabemos. Mas a velocidade está acelerada. A queda só não é mais rápida, pois aqueles que não conseguem substituir o jornal pela notícia no computador vão sustentando os jornalões. Em compensação, a internet voa em seu crescimento.

A sociedade civil começa a perceber que não precisa mais dos jornalões para ter acesso aos seus clientes. Não precisa de intermediário no processo de comunicação. Começa a perceber que a plataforma multimídia que a internet proporciona a qualquer pessoa de forma democrática é perfeitamente viável para essa manifestação. E, a consequência disso, é que a sociedade civil começa a enfrentar os desmandos e as peripécias factóidicas criadas pela imprensa.

Duas notícias publicadas nesta semana dão mostra disso:

Do Blog da Petrobras
Petrobras entra com representação criminal

13 de agosto de 2009 / 22:09

Os jornais “Correio Braziliense” e o “Estado de Minas”, periódicos pertencentes ao mesmo grupo, publicaram matérias nos dias 25 e 26 de junho divulgando dados de dirigentes da Companhia protegidos por sigilo fiscal. Autorizado pela Alta Administração da Petrobras, especialmente os Diretores cujos dados particulares foram divulgados, o Jurídico da empresa ingressou com representação criminal no Ministério Público do Distrito Federal.

A outra é o processo que o Movimento dos Sem Mídia abriu contra a mídia por conta do desserviço e pânico causado pelos jornalões. Para ver a matéria sobre o assunto clique aqui.

Quanto tempo será que a mídia tradicional ainda irá aguentar? Para chegar ao futuro, uma coisa é certa: a mídia terá que ceder a tamanha pressão popular. Terá que dividir esse poder e ser mais livre e democrática. Efetivamente e não só no discurso. Ou irá sucumbir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário