segunda-feira, julho 26, 2010

The Times perde 2/3 dos leitores com cobrança online

Por Leticia Nunes (edição e tradução) em 20/7/2010
(retirado do Observatório da Imprensa)

O site do jornal britânico The Times perdeu dois terços de seu público após se tornar pago, no início de julho. Segundo dados da empresa Experian Hitwise, que monitora o tráfego na rede, as visitas ao Times Online teriam caído 66% comparadas ao tráfego antes de os leitores terem que se registrar e pagar pelo acesso.

Para poder ler as notícias no site, os leitores devem desembolsar 1 libra por dia ou 2 libras por semana; assinantes do jornal impresso têm acesso direto. Especulava-se que, com a cobrança, o Times Online perderia 90% de seu tráfego. A queda, no entanto, parece ter sido amortecida por uma "oferta de lançamento" – quem se registrasse nos primeiros dias ganhava acesso ao site por um mês pagando apenas 1 libra – e pela Copa do Mundo, quando aumenta a procura por notícias esportivas.

O site do dominical Sunday Times também passou a ser pago. Segundo a News International, subsidiária da News Corporation e dona dos jornais, os tablóides Sun e News of the World também devem enfrentar o processo. O magnata Rupert Murdoch, dono da companhia, é um dos maiores defensores do conteúdo pago na rede e já anunciou que pretende cobrar pelo acesso de todos os sites da empresa. Com informações da Reuters [18/7/10]

Um comentário:

  1. Entendo que a informação pode ser cobrada devido custos para manter, porém, acredito que os jornais deverão usar outros meios de cobrança para sobrevivência.
    É muito fácil ter informação pela internet, e engana-se quem acha que o simples fato de cobrar impedirá que as pessoas saibam o conteúdo.
    Sinceramente, eu não pagaria por um conteúdo online do gênero.

    ResponderExcluir