terça-feira, agosto 10, 2010

Informação para melhorar a saúde pública

Um dos problemas da saúde pública - seja em qual cidade for - é a má utilização dos serviços de atendimento. Por conta da desinformação do público, um posto de saúde, uma unidade pré-hospitalar e um hospital acabam sendo a mesma coisa quando qualquer problema de saúde aparece.
Isso acaba acarretando o mau funcionamento da estrutura oferecida. É óbvio: o cidadão com unha encravada vai a uma unidade pré-hospitalar para resolver o problema e quer ser atendido na hora, quando coincidentemente chegam vítimas de acidente automobilístico. Como em medicina, o que deve prevalecer é o sistema de triagem, ou seja, é atendido quem está com maior gravidade, fica fácil concluir que o primeiro "paciente" está no lugar errado e na hora errada.

Para tentar resolver esse problema de desinformação, várias entidades de saúde de Sorocaba se reuniram com a Secretaria de Saúde para esclarecer a população, ajudando-a a buscar o serviço adequado, evitando assim as filas e melhorando o atendimento à população. Recentemente, a campanha teve adesão do hospital de Votorantim, que também sofre com o mesmo problema. Se a ideia vai surtir resultado, só o tempo vai nos dizer, mas é inegável que a proposta é plausível. Essa é uma ideia que poderia ser replicada em todas as cidades que oferecem serviços de saúde com o intuito de melhorar a eficiência do atendimento ao contribuinte e do gasto público.

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