sexta-feira, março 20, 2009

O custo do não preparo


O Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) vem fazendo a transcrição de todas as entrevistas realizadas pelo Programa Roda Viva, da TV Cultura. O Roda Viva é um dos mais antigos e, ainda hoje, um dos principais programas de entrevista jornalística da TV brasileira.
Os que se interessarem, basta clicar aqui

Sou um fã do Roda Viva. Faz um tempo que não consigo assistir devido ao meu horário de trabalho, mas um programa que achei o top dos tops foi o com o historiador Luis Mir.
Entrevistado sobre o seu então recém-lançado livro 'Guerra Civil' - já comentado aqui no blog (veja aqui) - Luis Mir deu um banho nos entrevistadores.
A cada resposta um se calava. Organizador de um arsenal de informações de várias áreas e diversas fontes, Mir simplesmente arrasou.

Na minha humilde opinião, esse programa mostrou como o jornalista vai para a entrevista sem preparo. O incrível é que jornalistas 'renomados' como Renato Lombardi e Nely Caxeta se apoiaram em senso-comuns para entrevistá-lo. O que se viu, não poderia ser diferente: um massacre, sem qualquer trocadilho ao livro de Mir.
O que eu vi, foi um Renato Lombardi olhando só para seu próprio umbigo e querendo contar quem ele entrevistou na favela para tentar combater os dados históricos levantados pelo entrevistado. Por sua vez, Nely Caxeta se comportou e questionou com argumentos usados por dondocas da alta classe burra (e não a inteligente).

Mir foi derrubando um a um. Vale a pena ler ou assistir esse Roda Viva. É uma aula de Brasil. Destaco também o debate inteligente travado entre Luis Mir e sociólogo Sérgio Adorno e o jornalista Gilberto Nascimento, que se diferenciaram e mostraram como se faz um bom debate e uma discussão de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário